O festival

 

Figurando na lista dos grandes festivais mundiais do gênero, o Batuka! Brasil comemorou a sua 14ª edição em 2013.

De 7 a 9 de junho, o Auditório Simón Bolívar - Memorial da América Latina, localizado na capital de São Paulo, recebeu o principal evento brasileiro voltado ao universo da bateria e da percussão. Com quatorze edições já realizadas, e dois CDs oriundos do projeto, o Batuka! Brasil International Drum Fest cumpre o papel de difusor da cultura brasileira e do intercâmbio cultural, reunindo em sua programação shows, workshops e performances de artistas brasileiros e estrangeiros.

Desde a sua primeira edição, o festival já recebeu ícones da música nacional, entre eles Zimbo Trio, Pedro Mariano, Caju e Castanha e Banda Mantiqueira, sempre destacando a importância desses artistas na construção da biografia cultural brasileira. Daniel Baeder, Cuca Teixeira, Paulo Zinner (Golpe de Estado/Rita Lee/Fickle Pickle)  e João Barone (Paralamas do sucesso) também já passaram pelos palcos do Batuka! Brasil.

Os convidados estrangeiros pontuam a diversidade que o brasileiro tanto aprecia. O intercâmbio cultural que ocorre durante a realização do festival é de grande importância aos estudantes de música e ao público em geral. Assim como a presença de artistas brasileiros intensificam o conhecimento sobre as origens da nossa música, os estrangeiros revelam suas próprias culturas e enriquecem nosso conhecimento, além de trazerem boa música ao festival.

Entre os bateristas estrangeiros que já passaram pelo Batuka! Brasil estão ícones do cenário da música mundial como Jim Chapin, Dave Weckl, Dom Famularo, Will Calhoun, John Blackwell, Marco Minnemann, Sam Aliano, Jonathan Mover, Zoro, Robby Ameen e Virgil Donati.

O Concurso Nacional de Bateristas, que faz parte da programação do festival, nasceu para revelar novos talentos da música e o tem feito com sucesso. Em 2013, haverá dois vencedores, sendo um baterista e uma baterista. Entre os vencedores estão bateristas como Rafael Barata (Edu Lobo/Angela Ro Ro), Igor Willcox (Família Lima), Elóy Casagrande (André Matos/Sepultura) e Sandro Moreno (Zé Ramalho/Tete Espíndola).