Alex Buck foi vencedor das categorias Performance e Melhor Tape Inédito do II Batuka! Masters – Concurso Nacional de Bateristas, em 1997.


"Participei do Festival, se não me engano, em sua segunda edição. O ano era 1997 e eu tinha então 17 anos. Minha experiência profissional era quase nula e me lembro do nervosismo que senti quando me apresentei. Foram três dias muito intensos, uma experiência importantíssima para minha formação como ser humano e determinante para o prosseguimento da minha carreira. Foi depois do Batuka! que tive a confiança para seguir minha história musical."

ALEX BUCK


Compositor, pianista e arranjador, nasceu em São Paulo e sua identificação com a música, em especial a brasileira, deu-se na infância, ao iniciar seus estudos no CLAM, escola do Zimbo Trio.

Alex Buck criou uma carreira baseada na música brasileira criativa, acompanhando nomes como Dominguinhos, Yamandú Costa, Arismar do Espírito Santo, Jair Rodrigues, Jane Dubock, Fabiana Cozza, Alessandro Penezzi, Germano Mathias, Guilherme Vergueiro, Raul de Souza, Heraldo do Monte, Naylor Proveta, Filó Machado, Sandro Haick, Michel Leme, Thiago do Espírito Santo, entre outros.

Paralelamente, Buck desenvolveu sua carreira solo, o que já resultou em dois discos gravados com suas composições e arranjos: ‘Luz da Lua’ (2005) e ‘Irmãos de Som’ (2008). Participou de outros dois discos como co-líder: ‘Trocando idéias’ (2005) e ‘Resistindo’ (2003). ‘Luz da Lua’ lhe rendeu o título de revelação 2005, pela revista Modern Drummer Brasil, além de ter sido citado, em crítica da revista Jazz +, como ‘um dos melhores discos da década’.

Em 2007, no primeiro festival nacional dedicado exclusivamente à composições instrumentais, sua música ‘Cidade de Deus’ foi a primeira colocada e recebeu também o prêmio ‘Radamés Gnatalli’ de melhor arranjo. Em 2009, no mesmo festival, sua composição ‘Notas sobre Peça’ foi finalista e selecionada para o CD do Festival.

No final de 2008, gravou o primeiro DVD de Dominguinhos em Fazenda Nova (PE), além de um CD instrumental ao vivo acompanhando o mesmo, gravado no teatro FECAP (SP).

Em 2009, convidado pelo diretor Chico Medeiros, compôs a trilha sonora da peça ‘Réquiem’, texto do dramaturgo israelense Hanoch Levin.

Hoje em dia, como baterista, acompanha Dominguinhos, Arismar e Thiago do Espírito Santo, Alessandro Penezzi e Wilson das Neves. Como pianista, trabalha na noite de São Paulo, e como arranjador trabalha para a Gafieira Etc&Tal.

 

DISCOGRAFIA
 

Alex Buck ‘Luz da Lua’ - ( Maritaca 2005)
Alex Buck ‘Irmãos de Som’ – (Fubá 2008)
Alex Buck e Michel Leme ‘Trocando Idéias’ – (2006)
Arismar do Espírito Santo ‘Fóto do Satélite – (Maritaca 2006)
DVD Germano Mathias ‘Ginga no Asfalto’ - (2007)
Alessandro Penezzi ‘Sentindo’ – (2008)
Sandro Haick ‘Caminhando’ –(2005)
Thiago Espírito Santo ‘Hemisférios’ – (Fubá 2008)
Sérgio Coelho ‘Trombone’ – (2007)