Guilherme Santana  foi vencedor do 2° lugar do I Batuka! Masters – Concurso Nacional de Bateristas, em 1996. Também participa do primeiro CD Batuka!, junto ao baterista Fred Valle, lançado em 1998, com a faixa “Desfunksambeando”, de Fred Valle e Guilherme Santana.


“Participei do 1º Batuka! há exatamente treze anos. Lembro como se fosse hoje a Vera ligando em minha casa dizendo que fui selecionado, e participar então, foi uma experiência única e especial. Só quem participou sabe o quanto você aprende. Fiz grandes e bons amigos, que sempre me trazem coisas boas.
Com o passar dos anos, a consolidação desse evento marcado pela competência e seriedade de seus organizadores, o transformando em um dos melhores e mais respeitados do mundo, me deu grandes oportunidades em minha carreira. Sou grato ao Batuka! e seus organizadores que sonharam um dia em ter esse evento, e acabaram ajudando no meu sonho de viver da arte de tocar bateria."

GUILHERME SANTANA


Natural de Goiânia, seu interesse pela bateria começou muito cedo, aos dois anos de idade. Sua iniciação musical foi em sua igreja e, aos seis anos de idade, já tocava no grupo musical da mesma, sendo que aos doze teve sua primeira oportunidade profissional

Tocou e gravou com vários artistas da música Gospel do Brasil, como: Walvir Soares, Expresso Luz, MILAD, Carlinhos Félix, Aline Barros, Alda Célia, Kléber Lucas, VIRTUD, João Alexandre, entre outros.

Em 2003, foi para os Estados Unidos, onde permaneceu por dois anos, estudando com Christopher Coleman, professor na Drummers Collective, em Nova York. Tocou com a cantora de jazz Gwen Huges e CCCB - Cumberland Comunnity Church Band, ambos em Atlanta. Em Boston, tocou com o cantor de Soul e R&B, Rodney. Em Nova York, tocou com o grupo de Funk, Soul e R&B, Harlem Gospel Singers.

Ainda nos Estados Unidos, participou de clínicas e workshops de bateristas como Jeff Hamilton - com quem teve aulas de jazz contemporâneo -, Sonny Emmory, Chistopher Coleman, Tony Royster, Aaron Spears, Vinnie Colaiuta, Dave Weckl, Johnny Rab, Greg Bissonete, Dennis Chambers, Akira Jimbo, Peter Erskine, Virgil Donati, do pianista Chick Corea, do guitarrista Mike Stern, entre outros. Também participou do “Drum Off 2004”, evento organizado pela Guitar Center que contou com cerca de 33.000 bateristas inscritos. Guilherme ficou entre os 15 primeiros colocados do país, e melhor colocado na região sul dos Estados Unidos.

Gravou e tocou com vários artistas goianos, entre eles Bel Maia, Christina Guedes, Fernanda Guedes, Laércio Correntina, Larissa Moura, Valéria Costa, Tom Chris, Camila Faustino, Pádua, Maria Eugênia e Tonzera. Tem trabalhado em várias produções de produtores musicais como Jota Rezende, William Borjazz, Pinoccio, Caixote, Bozo, Luiz Chafin, entre outros.

Em 2007, foi professor do evento Canto da Primavera, em Pirinópolis, ao lado de Thiago do Espírito Santo, Daniel Santigo, Eduardo Neves, e Kiko Continentino. Em diversas edições do evento, Guilherme participou acompanhando artistas goianos.

Participou das gravações do DVD do baixista Marcelo Maia, e da gravação do CD do saxofonista Ademir Júnior, que contou com a participação de Hermeto Pascoal.

Atualmente, vem trabalhando com seu trio de música instrumental, o Trio Guariroba, que conta com a participação do baixista Bruno Rejan e do pianista Santiago Lammas, e com o quinteto Jam Brasil que, em 2008, apresentou-se no Goyaz Festival. Também tem trabalhado com vários artistas em Brasília e São Paulo, onde tem feito gravações, apresentações e workshops.