Tiago de Souza foi vencedor do XII Batuka! Masters – Concurso Nacional de Bateristas, em 2011. Como parte da premiação, participou como finalista do Drummer of Tomorrow, concurso realizado pela Mapex, realizado em Frankfurt, Alemanha, em 2012, durante a Musikmesse. Tiago ficou em segundo lugar.


"Participar do Batuka! Foi um daqueles momentos que são verdadeiros divisores de águas numa carreira. Estava começando no instrumento e ainda não tinha certeza de como os frutos do meu trabalho iriam se apresentar. Agradeço a Deus, minha família e a Vera por terem ajudado a abrir essa bela porta pra mim. Muito do que consegui de 2011 pra cá devo a minha participação no Festival que funciona como um efeito “cauda de cometa” para quem participa: Anos se passaram e ainda ouço “Foi você ganhou o Batuka, não é?”.
Vida longa ao Festival!"

TIAGO DE SOUZA


Músico, baterista e professor, nascido no Rio de Janeiro, iniciou seus estudos em música aos dez anos de idade, na Escola Municipal de Música Werbert Bernardino Aniceto, em São João de Meriti (RJ), tendo como professor o Maestro João Carlos. De início, escolheu o trombone como instrumento. Em 2002, após um convite para integrar uma banda formada por amigos da igreja, passou a tocar bateria, seu instrumento principal desde então.

A partir desse momento, teve aulas com vários músicos como Anselmo Martinho, Xande Figueiredo, Claudio Infante, Christiano Galvão, Carlos Bala, Marcio Amaro, Williams Mello, Lellei Pinheiros, Ramon Montagner, Pascoal Meirelles e Kiko Freitas.

Em 2007, começou a tocar profissionalmente, fazendo gravações, acompanhando artistas locais e dando aulas.

Já participou de trabalhos com Altair Martins, Aureo Marquezini, Baixada Jazz Big Band, André Neiva, David Cerqueira, Danilo Sinna, Georgete Rocha, Gerson Borges, Jozyanne, Josué Lopes, Kleiton Martins, Leandro Silva, Márvio Ciribelli, Mateus Starling, Pâmela (Mk Music), Paulo Nazareth (Crombie), Rogério De Castro, Thaís Motta, Wagner Derek, entre outros.

Em 2009, tocou no QUADRANTE, projeto com uma linguagem focada na música eletrônica, lançando, em 2011, um EP intitulado “FVM”. Paralelamente, montou o Cambapé, um grupo instrumental que mescla jazz e ritmos brasileiros.

Atualmente, além de aulas, gigs e gravações, é músico da Igreja Cristã de Nova Vida de Piam, Belford Roxo (RJ), acompanha o guitarrista Joabe Gomes e participa do quarteto do guitarrista Davidson Rodrigues (Davi Sacer), em apresentações no Rio de Janeiro. Também faz parte do Casoy, trabalho que mescla influências de música brasileira com a linguagem progressiva, toca com o cantor Reynaldo Costa, com o grupo Farofa Carioca e amadurece o projeto de seu próprio grupo de música instrumental.

Na área acadêmica, estuda harmonia no Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical (CIGAM), e faz parte do programa de pós-graduação em música, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Musicologia.