Vaney Bertotto foi vencedor IX Batuka! Masters – Concurso Nacional de Bateristas, em 2004.


"A experiência de ganhar o Batuka!, para mim, foi uma confirmação de que vale a pena o estudo e a dedicação ao instrumento, uma sensação de missão cumprida e ao mesmo tempo de que uma nova fase começou, novos desafios. Afinal, você não é mais um mero baterista, mas sim o vencedor do Batuka! e todos o olham de uma forma diferente. Eu nunca vi o festival como uma competição, mas sim como uma forma de valorização do músico que realmente se dedica à bateria."

VANEY BERTOTTO


A dedicação integral à arte começou cedo na vida deste músico, e hoje, ele coleciona em seu currículo cursos importantes e um título de projeção nacional. Foi em Salvador que se especializou em ritmos afro-brasileiros, frequentando a escola de percussão Pracatum, administrada por Carlinhos Brown.

Vaney também viajou para o Rio de Janeiro para ter aulas com Robertinho Silva, um dos mais conceituados nomes da música brasileira em todo o mundo. Buscando sempre a especialização do trabalho, participou de workshops com o percussionista Marcos Suzano, pandeirista internacionalmente conhecido e reconheci pelo seu talento.


Já tocou com o grupo instrumental Pimenta do Reino, Mozer de Oliveira, Kako Xavier, Trio Instrumental Abrasileirando, Ernesto Fagundes, Paulinho Fagundes, Ricardo Baumgarten, Emerson Ribeiro, Moreno Morais, Michel Dorfman, Marmaduke, Enzo y Rodrigo, Renata Adegas e outros. Também vem participando da gravação de DVDs de diversos artistas, entre eles Enzo y Rodrigo, Wilson Paim, Daniel Ferretti, e Canto e Encantado Vol. 1 e 2.


Atualmente, Vaney faz um trabalho focado na percussividade da bateria, ministra aulas em escola de Porto Alegre, é baterista de estúdio e viaja pelo Brasil, ministrando workshops.