O FESTIVAL   ANTERIORES   BATERISTA MASTER   DISCOS BATUKA!   PUBLICAÇÕES   FALE CONOSCO
 

 

Foto © Ale Frata

 

Um dos mais importantes festivais de bateria e percussão do mundo, o Batuka! Brasil celebrará sua 15ª edição em 2017.

Com quatorze edições já realizadas, e dois CDs oriundos do projeto, o Batuka! Brasil cumpre o papel de difusor da cultura brasileira e do intercâmbio cultural, reunindo em sua programação shows, workshops e performances de artistas brasileiros e estrangeiros.

Desde a sua primeira edição, o festival já recebeu ícones da música nacional, entre eles Zimbo Trio, um dos grupos de maior sucesso da era da Bossa Nova, a extraordinária Banda Mantiqueira, Pedro Mariano, Caju e Castanha e os bateristas Daniel Baeder, que tocou em um espetáculo do Cirque du Soleil, Paulo Zinner (Golpe de Estado/Rita Lee/Fickle Pickle) e João Barone (Paralamas do sucesso). O Batuka! Brasil sempre dá destaque à importância desses artistas na construção da biografia cultural brasileira.

Os convidados estrangeiros pontuam a diversidade que o brasileiro tanto aprecia. O intercâmbio cultural que ocorre durante a realização do festival é de grande importância aos estudantes de música e ao público em geral. Assim como a presença de artistas brasileiros intensificam o conhecimento sobre as origens da nossa música, os estrangeiros revelam suas próprias culturas e enriquecem nosso conhecimento, além de trazerem boa música ao festival.

Entre os bateristas estrangeiros que já passaram pelo Batuka! Brasil estão ícones do cenário da música mundial como Jim Chapin, Dave Weckl, Will Calhoun, John Blackwell, Marco Minnemann, Sam Aliano, Zoro, Robby Ameen, Johnny Rabb e Virgil Donati.

O Batuka! Master, que faz parte da programação do festival, nasceu para revelar novos talentos da música e o tem feito com sucesso. Em 2013, haverá dois vencedores, sendo um baterista e uma baterista. Entre os vencedores estão bateristas como Rafael Barata (Edu Lobo/Angela Ro Ro), Igor Willcox (Família Lima), Eloy Casagrande (André Matos/Sepultura) e Sandro Moreno (Zé Ramalho/Tete Espíndola). O Batuka! Master não acontecerá na edição de 15º aniversário do festival, mas voltará na 16ª edição.

Em 2017, Dom Famularo se apresentará no Batuka! Brasil pela terceira vez. Será a estreia de Sergio Bellotti e o baixista Wes Wirth. Eles se apresentarão com o projeto CHANTaSONIC. Além dos artistas internacionais, o festival também receberá grandes músicos brasileiros: Christiano Rocha, Charles Gavin, Vera Figueiredo, Giba Favery, Pithy Cajonero, Mauricio Leite & Time Out – contando com Celso Pixinga (baixo) e Mello Jr. (guitarra), Daniel Baeder (Brasil/Japan), Bruno Felipini, o baterista da banda Sepultura, Eloy Casagrande e a Batuka! Band, formada por Chico Willcox (baixo) e Ricardo Castellanos (piano), que convidarão Dom Famularo, Vera Figueiredo, Sergio Bellotti e Daniel Baeder para o show final do festival.

Nessa edição, o festival também acontecerá em Brasília. Com Dom Famularo, Vera Figueiredo, Sergio Bellotti, Wes Wirth, e o produtor loca, Daniel Oliveira, será a primeira vez que o Batuka! Brasil acontecerá fora da cidade de São Paulo.

 

Desenvolvido por Tramela                                                                                                                                           1996 - 2018 © Todos os direitos reservados.